Sala de Imprensa

»

21

set/2012
Construa e cuide do seu jardim de inverno
Saiba onde ter um e como usufruir dele da melhor maneira

A função de um jardim de inverno é a de, principalmente, trazer elementos da natureza para dentro do espaço arquitetônico do lar. Ele contribui para a luminosidade, melhora as condições de ventilação e forma um ambiente agradável, de convivência e contemplação, sendo até mesmo uma opção para a ausência de quintal.

 

Ele pode ser concebido tanto em casas quanto apartamentos. Nas casas, os jardins de inverno são facilmente encontrados em terraços, salas anexas aos cômodos e embaixo de escadas. Já em apartamentos é mais comum estarem presentes nas varandas, próximos às janelas e nas coberturas em função da incidência solar. De qualquer forma, ambas as estruturas comportam perfeitamente o mesmo conceito.

 

Na hora de construir, os cuidados devem estar voltados às questões relacionadas à ventilação e iluminação, diz Fernando Freire, arquiteto e urbanista. "É possível ter um jardim interno em qualquer casa ou apartamento, contanto que receba luz não sendo obrigatório que a área onde vai ser instalado o jardim de inverno receba luz direta do sol. Mas é preciso ter luz, ser clara, mesmo que a incidência seja indireta".

 

Quanto à área verde, são indicadas plantas que não precisem de muita luz solar, para áreas com sombras. Plantas que ficam em vasos e possuem raízes grandes devem ser evitadas por causa da própria arquitetura do local, que é menor, mais contida. "A manutenção de um jardim de inverno é semelhante à realizada em jardins tradicionais, devendo dar atenção especial à rega, retirada de folhas mortas, aplicação de fungicidas e adubação de acordo com cada espécie utilizada", explica Freire.

Leia também

»

Saiba das últimas notícias

3 exemplos de arquitetura verde nas grandes metrópoles
Prédio localizado em São Paulo figura entre os exemplos
Última escultura desenvolvida por Tomie Ohtake será instalada na Avenida Paulista
Obra com mais de oito metros de altura será instalada em dezembro entre as Alamedas Pamplona e Campinas
Universidade Federal do Rio de Janeiro inaugura o maior estacionamento solar do País
Com 651 m² e 414 placas fotovoltaicas, projeto tem capacidade para gerar energia para até 70 residências
Falta de conhecimento técnico e variedade de equipamentos de pequeno porte no mercado são entraves para o aluguel desses itens
Locação de equipamentos de pequeno porte tem se tornado comum entre as construtoras brasileiras
Universidade norte-americana desenvolve concreto que evita formação de poça de água
Material que não acumula líquido tem durabilidade de 120 anos e poderia ser usado na pavimentação de vias e estacionamentos