Sala de Imprensa

»

03

set/2012
Decorando seu apartamento com Fida Aude
Porque a decoração é fundamental para harmonização do ambiente.

A decoração é fundamental para harmonização do ambiente. Fida Aude, designer de interiores, diz que para compor um espaço criativo, elegante e agradável não é necessário investir alto. Ela garante: nada é descartado, tudo, mesmo sendo um pequeno móvel, tem utilidade e pode ser adaptado. Há cerca de 30 anos ela se dedica a este setor e é responsável por todos os espaços decorados da Jábali Aude Construções nas últimas três décadas. A construtora foi uma das primeiras de Ribeirão Preto a investir na montagem desses ambientes nos estandes de venda. Para ela, a ferramenta essencial para o bom resultado do projeto é o planejamento. Veja abaixo as dicas da decoradora.

 

Antes de decorar


Sem planejamento não há projeto. Faça um planejamento mensal e por cômodo, que permita um melhor acompanhamento financeiro. Nele, deve constar detalhadamente tudo que deseja ter no apartamento. Avalie também os espaços do local e a mobília que já existir.

 

Espaço criativo


Reserve um lugar no apartamento, mesmo que pequeno, para a criação pessoal. Neste local, revela Fida, pode estar um antigo móvel de família ou um pequeno objeto personalizado sob a mesa, desde os mais sofisticados, como um candelabro, até os mais triviais, como travessas com flores e frutas. Para ela é importante dar um toque particular ao apartamento.

 

Lugar para receber visitas


A sala é o lugar de receber visitas, por isso tem de ser o espaço mais aconchegante do apartamento. E são os detalhes que fazem a diferença, revela a decoradora. Coloque almofadas no sofá; vaso, planta, escultura na mesinha; cortinas, quadros, tapete e ainda, quando a dimensão permitir, inclua uma mesa de jogos.  O importante é que seja um espaço acolhedor e de interação.

 

O tapete


É indispensável, um assessório que deve não faltar no apartamento, aponta Fida. Ao decorar invista no tapete com textura agradável e macia. Os de sisal são mais econômicos e cumprem o mesmo papel. Porém, por serem ásperos, são inadequados para os quartos.

 

Papel de parede


Um artifício de decoração cada vez mais utilizado no país. As vantagens são muitas: tem alta durabilidade e a aplicação é limpa, segura e rápida. Aplique-o no hall, na sala de almoço, no lavabo, inclusive no teto. No quarto, sempre. A estampa pode variar conforme a preferência do morador. Para evitar um visual cansativo, o ideal é que a cor seja lisa e com poucos detalhes.

 

Plantas e flores


É possível utilizá-las para compor o espaço interno e externo do apartamento. A decoração com arranjos de flores dá mais vida e beleza ao ambiente. Quando há pouco tempo para o cuidado, opte pela modalidade artificial. Uma boa alternativa é colocar pequenas jardineiras na cozinha, com salsinha, manjericão, hortelã, pimenta.

 

A combinação das cores


Para Fida as cores nos cômodos do apartamento não precisam necessariamente combinar. Ela observa que um ambiente neutro permite maior flexibilidade no momento de decorar. São os objetos que darão o toque diferenciado. Optar por tons pastéis ou branco permite que a decoração abuse dos objetos, detalhes e acabamento da mobília.

Leia também

»

Saiba das últimas notícias

3 exemplos de arquitetura verde nas grandes metrópoles
Prédio localizado em São Paulo figura entre os exemplos
Última escultura desenvolvida por Tomie Ohtake será instalada na Avenida Paulista
Obra com mais de oito metros de altura será instalada em dezembro entre as Alamedas Pamplona e Campinas
Universidade Federal do Rio de Janeiro inaugura o maior estacionamento solar do País
Com 651 m² e 414 placas fotovoltaicas, projeto tem capacidade para gerar energia para até 70 residências
Falta de conhecimento técnico e variedade de equipamentos de pequeno porte no mercado são entraves para o aluguel desses itens
Locação de equipamentos de pequeno porte tem se tornado comum entre as construtoras brasileiras
Universidade norte-americana desenvolve concreto que evita formação de poça de água
Material que não acumula líquido tem durabilidade de 120 anos e poderia ser usado na pavimentação de vias e estacionamentos