Sala de Imprensa

»

08

dez/2014
Os sete andares de Gilmosery
Espaço que cria a própria forma não precisa de exagero e ornamentação

Projetar um edifício comercial em uma área residencial pode ser o mesmo que utilizar os padrões de vestimenta casual na confecção de um traje formal. Em vez de aplicar as regras em relação à área e altura, o arquiteto aproximou-se do projeto, relacionando-o à condição local.


As regras, controlar a densidade de uma cidade, o conflito com a teoria arquitetônica de maximizar o espaço útil. Para atender as diretrizes da taxa de ocupação e afastamentos necessários, a ideia de utilizar uma forma comum tinha de ser eliminada. Uma forma atípica poderia ser complicada, no entanto, poderia ser uma sugestão de arquitetura que estimulasse o bairro.


Em vez de encerrar o espaço e criar uma área restrita, um espaço deve ser aberto. Um espaço aberto expande os sentidos e pode suprimir os padrões espaciais; estreito / largo e baixo / alto são definidos em relação aos sentidos de cada um. A estrutura do esqueleto cria o espaço e as arestas da forma, esconde os limites dos conteúdos dentro e forma uma abertura entre a estrutura e o espaço. Este espaço excedente não é classificado nem como dentro e nem como fora.


O papel da arquitetura é definir a estrutura de um espaço. Se a estrutura que sustenta o espaço pode formar a sua própria forma, então não há razão para a presença de exagero e ornamentação.


Fonte: Arch Daily

 

Leia também

»

Saiba das últimas notícias

3 exemplos de arquitetura verde nas grandes metrópoles
Prédio localizado em São Paulo figura entre os exemplos
Última escultura desenvolvida por Tomie Ohtake será instalada na Avenida Paulista
Obra com mais de oito metros de altura será instalada em dezembro entre as Alamedas Pamplona e Campinas
Universidade Federal do Rio de Janeiro inaugura o maior estacionamento solar do País
Com 651 m² e 414 placas fotovoltaicas, projeto tem capacidade para gerar energia para até 70 residências
Falta de conhecimento técnico e variedade de equipamentos de pequeno porte no mercado são entraves para o aluguel desses itens
Locação de equipamentos de pequeno porte tem se tornado comum entre as construtoras brasileiras
Universidade norte-americana desenvolve concreto que evita formação de poça de água
Material que não acumula líquido tem durabilidade de 120 anos e poderia ser usado na pavimentação de vias e estacionamentos