Sala de Imprensa

»

05

mar/2014
Prédio residencial terá maior jardim vertical do sul da Ásia
Painéis de captação solar estão inclusos no projeto para gerar energia e abastecer áreas comuns, elevadores e sistema de reciclagem de água.

Reciclagem de água, painéis para captação de energia solar e plantas que isolam o calor e o barulho são alguns dos atrativos do Clearpoint Tower, o prédio residencial que terá o maior jardim vertical do Sul do Ásia e um dos mais altos do mundo. Localizado a dez quilômetros da cidade de Colombo, no Sri Lanka, a construção está prevista para terminar no final de 2015. O projeto está sendo realizado pelo escritório Milroy Perera Associates.
Jardins serão espalhados pelos 46 andares do prédio, que acomodará 164 apartamentos, de dois a cinco quartos. Os jardins não terão somente função estética, servirão também como isoladores acústicos e térmicos. Localizados nas varandas dos apartamentos, eles atuarão como um filtro natural de ar. As janelas foram projetadas para não receber luz direta do sol, o que ajudará no resfriamento dos apartamentos e facilitará a ventilação natural dos ambientes. Com isso, os arquitetos acreditam que o uso de ar condicionado será menor, diminuindo o gasto de energia.
Painéis de captação solar serão instalados na laje do prédio, gerando energia que abastecerá as áreas comuns, elevadores e o sistema de reciclagem de água. Sistema este que reutilizará água da chuva, dos chuveiros e pias. A água coletada dos banheiros passará por um sistema de reciclagem, para depois ser misturada à água da chuva e abastecer o sistema de irrigação por gotejamento dos jardins e as descargas dos apartamentos.

Fonte: Exame

Link: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/predio-residencial-tera-o-maior-jardim-vertical-do-mudo

Leia também

»

Saiba das últimas notícias

3 exemplos de arquitetura verde nas grandes metrópoles
Prédio localizado em São Paulo figura entre os exemplos
Última escultura desenvolvida por Tomie Ohtake será instalada na Avenida Paulista
Obra com mais de oito metros de altura será instalada em dezembro entre as Alamedas Pamplona e Campinas
Universidade Federal do Rio de Janeiro inaugura o maior estacionamento solar do País
Com 651 m² e 414 placas fotovoltaicas, projeto tem capacidade para gerar energia para até 70 residências
Falta de conhecimento técnico e variedade de equipamentos de pequeno porte no mercado são entraves para o aluguel desses itens
Locação de equipamentos de pequeno porte tem se tornado comum entre as construtoras brasileiras
Universidade norte-americana desenvolve concreto que evita formação de poça de água
Material que não acumula líquido tem durabilidade de 120 anos e poderia ser usado na pavimentação de vias e estacionamentos